PEDAGOGIA (EAD)
4 anos (8 semestres) – 3.400h
Autorizado pelo MEC – Conceito 3 (Portaria nº 1.255 de 18/11/2021)
Em várias regiões do país, constata-se a falta de licenciados em Pedagogia, uma profissão de extrema importância na sociedade. Por isso, o curso de Licenciatura em Pedagogia da Febras forma pedagogos aptos a exercerem a sua profissão de forma plena, crítica e consciente de suas funções.
Publico-alvo
O estudante de Pedagogia deve ser capaz de trabalhar com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.
Matriz Curricular
A matriz curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia está organizada com 55 (cinquenta e cinco) disciplinas, distribuídas em 8 (dezesseis) semestres, a serem integralizadas no mínimo de 4 e no máximo 8 anos. A integralização dos componentes curriculares compreende um total de 160 créditos, que correspondem à 3360 horas, já computadas as cargas horárias de Orientação de Estágio, Atividades Complementares e as Práticas Curriculares, que são atividades realizadas em relação ao eixo fundamental do currículo – eixo integrador -, objetivando sua flexibilização.
Pedagogia
O estudante de Pedagogia deve ser capaz de trabalhar com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética
Mercado de trabalho
Os pedagogos são os pilares de uma sociedade. A partir desta profissão, são formados inúmeros estudantes e profissionais em diversos setores. Porém, a atuação destes profissionais não é restrita apenas às salas de aula. Além do ambiente escolar, a Pedagogia pode ser aplicada em consultorias, coordenação educacional, projetos sociais, órgãos públicos, secretarias, museus, dentre outros. Um pedagogo, após concluir a sua graduação, pode fazer uma pós-graduação e se especializar em diferentes áreas além da orientação educacional, como a pedagogia hospitalar, área empresarial, pesquisa científica, entre outras.
Matriz Curricular
A matriz curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia está organizada com 55 (cinquenta e cinco) disciplinas, distribuídas em 8 (dezesseis) semestres, a serem integralizadas no mínimo de 4 e no máximo 8 anos.
A integralização dos componentes curriculares compreende um total de 160 créditos, que correspondem à 3360 horas, já computadas as cargas horárias de Orientação de Estágio, Atividades Complementares e as Práticas Curriculares, que são atividades realizadas em relação ao eixo fundamental do currículo – eixo integrador -, objetivando sua flexibilização
1º PERÍODO
Disciplina | CH Total | CRÉDITOS |
Introdução do EaD | 80 | 4 |
Ética Profissional E Cidadania | 40 | 2 |
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação | 80 | 4 |
Direitos Humanos | 40 | 2 |
Metodologia Da Pesquisa Científica | 40 | 2 |
História da Educação | 40 | 2 |
Pesquisa e Prática Pedagogica I – Profissão Docente | 80 | 4 |
CH Total do Período | 400 | 20 |
2º PERÍODO
Disciplina | CH Total | CRÉDITOS |
Didática | 40 | 2 |
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 40 | 2 |
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa | 80 | 4 |
Políticas Públicas e Legislação Educacional | 40 | 2 |
Educação Inclusiva | 80 | 4 |
Organização do Trabalho Docente | 40 | 2 |
Pesquisa e Prática Pedagógica II – Teorias da Aprendizagem | 80 | 4 |
CH Total do Período | 400 | 20 |
3º PERÍODO
Disciplina | CH Total | CRÉDITOS |
Alfabetização e Letramento: aquisição da escrita | 80 | 4 |
Metodologia do Ensino da História e Geografia | 80 | 4 |
Filosofia da Educação | 40 | 2 |
Teoria do Currículo | 40 | 2 |
Antropologia da Educação | 40 | 2 |
Gestão Educacional | 40 | 2 |
Pesquisa e Prática Pedagógica III – Gestão de Sistemas educacionais | 80 | 4 |
CH Total do Período | 400 | 20 |
Atividades Teórico-práticas Complementares | 40 |
|
4º PERÍODO
Disciplina | CH Total | CRÉDITOS |
Educação Indígena e Quilombola | 80 | 4 |
Metodologia do Ensino da Matemática | 80 | 4 |
Novas Linguagens e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) aplicadas à Educação | 40 | 2 |
História da Pedagogia | 40 | 2 |
Metodologia da Pesquisa e Trabalho Docente em Educação | 80 | 4 |
Pesquisa e Prática Pedagógica IV – Alfabetização | 80 | 4 |
CH Total do Período | 400 | 20 |
Atividades Teórico-práticas Complementares | 40 |
|
5º PERÍODO
Disciplina | CH Total | CRÉDITOS |
Metodologia do Ensino da Educação Física | 80 | 4 |
Literatura Infantil e Infanto-juvenil | 80 | 4 |
Metodologia do Ensino de Artes | 80 | 4 |
Pesquisa e Prática Pedagógica V – Educação Especial Inclusiva | 80 | 4 |
Estágio Supervisionado I (Reconhecimento dos Espaços da Gestão Escolar) | 80 | 4 |
CH Total do Período | 400 | 20 |
Atividades Teórico-práticas Complementares | 20 |
|
6º PERÍODO
Disciplina | CH Total | CRÉDITO |
Metodologia do Ensino da Educação Infantil | 80 | 4 |
Educação das Relações Étnico-Raciais | 40 | 2 |
Metodologia do Ensino das Ciências | 80 | 4 |
Pedagogia em espaços não escolares | 40 | 2 |
Pesquisa e Prática Pedagógica VI – (Educação de Jovens e Adultos) | 80 | 4 |
Estágio Supervisionado II (Educação Infantil) | 80 | 4 |
CH Total do Período | 400 | 20 |
Atividades Teórico-práticas Complementares | 20 |
|
7º PERÍODO
Disciplina | CH Total | CRÉDITO |
Educação de Jovens e Adultos | 80 | 4 |
Metodologia do Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 80 | 4 |
Psicomotricidade | 40 | 2 |
TCC I | 40 | 2 |
Pesquisa e Prática Pedagógica VII – Jogos, brinquedos e brincadeiras | 80 | 4 |
Estágio Supervisionado III (Anos Iniciais do Ensino Fundamental) | 80 | 4 |
CH Total do Período | 400 | 20 |
Atividades Teórico-práticas Complementares | 20 |
|
8º PERÍODO
Disciplina | CH Total | CRÉDITO |
Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana | 80 | 4 |
Avaliação Educacional | 80 | 4 |
Cidadania e direitos educacionais para a criança e adolescentes | 80 | 4 |
Políticas Públicas para educação básica | 40 | 2 |
TCC II | 40 | 2 |
Estágio Supervisionado IV (EJA) | 80 | 4 |
CH Período | 400 | 20 |
Atividades Teórico-práticas Complementares | 20 |
|
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
Histórico | Carga Horária |
CH Total de Conteúdos Curriculares | 2320 |
Pesquisa e Prática Pedagógica | 560 |
Estágio Supervisionado I, II, III e IV | 320 |
Atividades Teórico-práticas Complementares | 160 |
Carga Horária Total do Curso | 3.360 |
Coordenação
Atendimento: seg a sex, 14h – 18h
Contato: fabio.coronel@eadfebras.com.br
O ensino online na Febras é uma modalidade de ensino que permite aos alunos acessar cursos e conteúdos acadêmicos pela internet. Os alunos podem participar de aulas virtuais, interagir com professores e colegas, e realizar atividades de aprendizado remotamente.
Os benefícios do ensino online incluem flexibilidade de horário, acessibilidade a partir de qualquer local, acesso a uma variedade de recursos digitais, e a oportunidade de equilibrar estudos com outros compromissos pessoais e profissionais.
As aulas online são ministradas através de uma plataforma de aprendizado virtual. Os alunos recebem acesso a materiais de curso, como vídeos, leituras, e exercícios, que podem ser acessados e concluídos de acordo com seus próprios horários. Além disso, podem ocorrer sessões de aula ao vivo, onde os alunos interagem com os professores e colegas por meio de videoconferências.
Sim, é possível obter um diploma completo através do ensino online. Oferecemos uma variedade de cursos de graduação e pós-graduação que podem ser concluídos inteiramente online.
Estude:
Pedagogia
na Faculdade Batista
Para mais informações, preencha o formulário abaixo: