Diversas oportunidades para alunos e egressos
Apresentação
A Central de Carreiras da Febras é um departamento vinculado ao CEAP (Centro de Estágio e Aperfeiçoamento Profissional) da Febras.
Esse departamento é responsável por ofertar o serviço de empregabilidade, atuando na inserção dos seus estudantes e egressos no mercado de trabalho.
Temos como objetivo atender ao acadêmico da Febras com vistas a aconselhar, orientar e dar dicas de como elaborar um currículo e como se portar diante de uma entrevista e do mercado de trabalho.
Objetivo
O objetivo da Central de Carreiras é apoiar o desenvolvimento econômico e social dos discentes e egressos, apoiando na melhoria da qualidade de vida da população por meio de ações voltadas para a empregabilidade, inserção e recolocação profissional.
Público Alvo
Alunos Febras
São todos os alunos devidamente matriculados em um dos cursos de graduação.
Alunos EGRESSOS
São Egressos, todos estudantes, que concluíram um curso cmpleto de ensino superior conosco.
Entrar bem no mercado de trabalho é o desejo de muitas pessoas. No entanto, para conseguir se destacar é preciso mais do que boa vontade! Capacitação e qualificação constantes são palavras-chave muito importantes nesse processo. Mas além disso, há outras coisas que também merecem sua atenção. Veja então algumas dicas:
- Dica 1 – Faça uma graduação
Fazer uma faculdade será parte importantíssima em seu processo de entrada no mercado de trabalho. É a partir dela que você vai começar a adquirir seus conhecimentos gerais em relação à área que irá optar por trabalhar. Além de prepará-lo no âmbito científico e o familiarizar com o lado prático da profissão, você estará mais bem colocado em relação aos que não começaram a graduação ainda.
Fazer o seu curso de graduação/tecnólogo/licenciatura na Febras, será o ponto de partida para a sua preparação para o mercado. Vale lembrar que durante esse processo de vivência, é importante que você se esforce para cumprir os prazos que forem propostos e criar um bom relacionamento com seus professores e futuros colegas de profissão.
- Dica 2 – Faça cursos de atualização
Os cursos de atualização são ótimas ferramentas para um profissional se preparar melhor para o mercado de trabalho. A partir deles é possível se aprimorar em temas mais recentes e estar por dentro de novidades da sua área de atuação, com ótimos profissionais. Se você deseja direcionar bem a sua carreira para um âmbito específico, fazer esse tipo de curso também pode ser fundamental para deixar seu currículo mais atrativo.
O mais legal é que para fazer um curso de atualização não é preciso ter concluído a faculdade, então você já pode começar desde agora a aprender mais e aprimorar seu currículo.
Você nosso aluno da Febras, possui condições especiais para todos os cursos de capacitação e especialização do Grupo Ipemig! Não perca tempo e acesse já o nosso site e fique por dentro de todos os nossos cursos!
- Dica 3 – Desenvolva sua experiência
Além da faculdade e dos cursos de atualização, comece a pensar de que maneira vai desenvolver a sua experiência na área.
ANTES
- Prepare-se;
- Domine seu currículo;
- Planeje-se para chegar no horário marcado (se for em vídeo, entre na ferramenta com antecedência);
- Informe-se sobre o traje usual da empresa (mesmo para entrevistas remotas);
- Se possível, pesquise sobre a vaga e vá preparado para falar de seus resultados em empresas anteriores.
DURANTE
- Em entrevistas presenciais, cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme;
- Mantenha contato visual com o entrevistador, mesmo em entrevistas por vídeo;
- Não fale mal de seu atual ou antigo empregador;
- Não revele informações confidenciais sobre a empresa na qual você trabalha ou trabalhou;
- Seja sincero quanto ao motivo da sua saída do antigo emprego;
- Tenha referências profissionais para fornecer;
- Se você tiver um real interesse em ocupar a vaga, mostre entusiasmo;
- Faça perguntas. A entrevista é uma via de mão dupla.
DEPOIS
- Passe um feedback para o consultor de recrutamento;
- Mantenha contato com o RH/DP.
O primeiro contato entre o profissional e o seu possível empregador é feito por meio do currículo. Por isso, antes de enviá-lo a uma empresa é muito importante verificar se todas as informações estão corretas e se a ordem dos dados facilita a leitura do documento. Veja como deve ser a sequência das informações no seu currículo:
- Dados Pessoais
Devem aparecer logo no início do documento. É fundamental incluir seu telefone e e-mail para que a empresa possa contatá-lo facilmente. Muitos recrutadores pedem o seu perfil do Linkedin, caso o tenha, não deixe de colocar!
- Objetivo
Seu objetivo profissional deve ser descrito em apenas uma linha, abordando apenas o cargo e a área de interesse. Evite indicar mais de uma área em um mesmo currículo.
- Formação acadêmica
Os cursos de formação devem ser apresentados por ordem de importância (pós-graduação, graduação etc.). Cursos técnicos só devem ser citados se tiverem relação com a área pretendida ou se você não possuir curso de graduação. Mencione sempre o nome do curso, da instituição e o ano de conclusão.
- Experiência profissional
Mencione o período de atuação, nome da empresa, cargo e suas atribuições. Esteja atento para a descrição das atividades desenvolvidas, pois é através deste item que o selecionador conhecerá o seu potencial. Se possível inclua números e porcentagens que possam enfatizar os resultados alcançados em cada empresa. Coloque suas qualificações em forma de itens, para facilitar a avaliação do selecionador.
- Idiomas
Cite apenas o idioma e o nível de conhecimento que possui no mesmo. Se você estiver estudando algum idioma, deixe isso claro no currículo. Desta maneira o selecionador saberá que você está investindo em seu aperfeiçoamento.
- Cursos
Cite apenas os cursos relacionados a área de interesse. Coloque o tema e o nome das instituições onde foram realizados.
- Informática
Destaque suas habilidades na área de informática, citando os programas e ferramentas do seu conhecimento.
Colocamos abaixo um modelo padrão de currículo para que você possa seguir!
Clique aqui e faça o download
1. Pontualidade deve ser ponto de honra no ambiente empresarial. Assumindo um compromisso, este se torna sua responsabilidade, principalmente o horário. Organize-se para chegar na hora todos os dias e para cumprir com os prazos propostos. Caso perceba que não será possível cumprir com o compromisso no horário, ligue ou peça para ligarem informando sobre o atraso.
2. A vestimenta diz muito para as outras pessoas assim é recomendável roupas discretas, sem modismos. Decotes e cores berrantes, dentre outros erros devem ser evitados, sob pena de perder com a seriedade. Tome cuidados com higiene pessoal.
3. O ditado a primeira impressão é a que fica deve ser levado a sério, assim, sempre seja cordial e prestativo já em um primeiro contato, saiba ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões profissionais disponíveis.
4. Sempre ao entrar em um local peça licença, busque cumprimentar todas as pessoas que estiverem no local, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele
5. Se comunique corretamente com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre atenção no que estão falando, não se distraia durante a conversa e busque estabelecer um diálogo.
6. Mantenha uma postura correta, não cruze os braços, evite se sentar de qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira, como também não se sente na beirada da cadeira. É importante uma boa acomodação, porém ereto e de forma adequada.
7. A maioria das corporações possuem códigos de ética e de conduta a ser seguido. Procure se informar no lugar em que você trabalha onde pode encontrá-lo e leia com atenção.
8. Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Não precisa ficar mudo durante o expediente, mas evite ao máximo assuntos que exponham o seu lado pessoal ou o de alguma outra pessoa. Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional. Além disso, adeque a altura da sua voz ao ambiente.
9. Cuidado com a utilização de celulares no trabalho, evite ligações pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um local privado. Não fale demasiadamente alto e muito menos utilize termos de baixo calão. Cuidado com o toque do celular, o correto é deixá-lo no modo silencioso.
10. Além do celular, também é necessário cuidado com outras ferramentas tecnológicas e principalmente com as redes sociais. As empresas antenadas possuem políticas para utilização destas, por isso busque saber os limites;
11. Amizades no ambiente de trabalho é um tema delicado. É importante diferenciar amigos de colegas de trabalho, principalmente no ambiente da empresa. Esse limite pode ser útil quando for necessário realizar uma cobrança ou fazer um feedback
12. Bom humor é uma necessidade nas empresas. Quando estiver tendo um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de compartilhar as dificuldades com você. Contudo, cuidado com as brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é positivo desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis, que promovam um ambiente alegre e equilibrado.
13. Busque ter “jogo de cintura” na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros muitas vezes de opiniões divergentes se chega a um ponto em comum correto. É preciso saber argumentar e também, ceder.
Aluno/Egresso, entre em
nosso grupo de vagas!
Disponibilizamos diariamente oportunidades de estágio e emprego!
Seja uma empresa
parceira/conveniada!
Entre em contato conosco através do link abaixo.
Empresas conveniadas
Veja a lista completa das empresas conveniadas.
Como deixar o seu currículo mais atrativo
Em breve!
Como não passar vergonha em uma entrevista de emprego
Em breve!
Como ser especialista pode te ajudar em uma contratação
Em breve!